fbpx

Abstrato:

Objetivo: Investigar se a Terapia do Campo do Pensamento (TFT) tem algum impacto sobre os sintomas de ansiedade em pacientes com uma ampla gama de transtornos de ansiedade. 

Design: Quarenta e cinco pacientes que foram escolhidos aleatoriamente para aplicação imediata de TFT (n = 23) ou em lista de espera (n = 22). O grupo em lista de espera foi reavaliado e comparado com o grupo de aplicação do TFT passados dois meses e meio após a avaliação inicial. Após a avaliação, os pacientes da lista de espera receberam tratamento com TFT. Todos os 45 pacientes foram acompanhados uma a duas semanas após o tratamento TFT, bem como ao fim de 3 e 12 meses após o tratamento.

Assuntos:  Pacientes com transtorno de ansiedade, principalmente pacientes de ambulatório.  

Intervenção: TFT visa influenciar o campo bioenergético do corpo, tocando em pontos específicos ao longo dos meridianos de energia, aliviando assim a ansiedade e outros sintomas. 

Resultados: Análise de variância de medidas repetidas foi usada para comparar o grupo de aplicação imediata do TFT e o grupo da lista de espera. O grupo de TFT teve um resultado significativamente melhor em duas medidas de ansiedade e uma medida de função. Os dados de acompanhamento para todos os pacientes participantes mostraram uma redução significativa em todos os sintomas durante uma a duas semanas entre as avaliações pré e pós-tratamento. A melhoria significativa observada após o tratamento foi mantida nas avaliações de três e de 12 meses. 

Conclusão: Os resultados sugerem que o TFT pode ter um efeito duradouro de redução da ansiedade. Número de registo NCT00202709, http://Clinical.Trials.gov  

Palavras-chave: Terapia do Campo do Pensamento, TFT, Psicoterapia, Transtornos de Ansiedade.

 

Go to top