fbpx
Print
Category: Pesquisas Científicas TFT - Terapia do Campo do Pensamento
Hits: 455

Abstrato:

Eficácia da Terapia de Campo do Pensamento após Eventos Traumáticos em Grande Escala: Descrição de quatro estudos em que a Terapia do Campo do Pensamento (TFT) demonstrou reduzir os sintomas de Stress Pós-Traumático (SPT) em sobreviventes de trauma em África. Num estudo preliminar de 2006, adolescentes órfãos ruandeses, que relataram sintomas contínuos de trauma desde o genocídio de 1994, foram tratados com TFT. 

Um ensaio aleatório controlado (EAC) de 2008 examinou a eficácia dos tratamentos de TFT aplicados pelos líderes da Comunidade de Ruanda na redução dos sintomas de SPT em adultos sobreviventes do genocídio de 1994. Os resultados do ensaio de 2008 foram semelhantes num segundo EAC em Ruanda em 2009. Um quarto EAC em Uganda (em preparação para submissão) demonstrou diferenças significativas de melhoria relativamente ao terceiro tratamento de TFT administrado por um líder comunitário. Os estudos aqui descritos sugerem que as intervenções de TFT ministradas pelo líder comunitário podem ser benéficas para o SPT prolongado em sobreviventes do genocídio.

Palavras-chave: Stress Pós-Traumático (SPT), Transtorno de Stress Pós-Traumático (TSPT), 1994 Genocídio de Ruanda, Terapia do Campo do Pensamento (TFT), Psicologia Energética, Traumas, Sobreviventes de Trauma, Sobreviventes de Genocídio, Intervenção Psicológica Baseada na Comunidade