fbpx
Welcome in the demo

HISTÓRIA DO TFT

O Dr. Roger J. Callahan, psicólogo americano, PH.D, foi o criador e desenvolvedor do TFT, Thought Field Therapy ou Terapia do Campo do Pensamento. Formado em Psicologia Clínica pela Universidade de Syracuse, foi presidente da Academia Americana de Psicólogos em Terapias de Casal e de Família e presidente da Sociedade de Psicólogos Escolares de Michigan. Como professor, lecionou na Universidade Eastern Michigan, Universidade de Syracuse e Universidade de Michigan. Foi também investigador na área de psicologia na Escola Wayne County e membro da Academia Americana de Psicoterapeutas para Tratamentos de Vícios.

 

 

O Dr. Callahan formou milhares de pessoas em TFT em todo o mundo e escreveu vários livros, como “Stop the Nightmare of Trauma” (Acabe com o Pesadelo do Trauma) e “Five Minute Phobia Cure” (Cura da Fobia em Cinco Minutos). Participou como convidado especial na CNN (3 vezes), Good Morning America, Evening Magazine, Oprah, Regis and Kelly, Leeza, e no The View com Barbara Walters, onde a atriz de Hollywood Whoopi Goldberg falou sobre como ele lhe eliminou medo de voar. Faleceu em Novembro de 2013, deixando a sua grande descoberta como legado para a humanidade.

O TFT é a única terapia de toque classificada como eficaz pelo registo nacional de programas e práticas baseados em evidências (USA).

Joanne Callahan é a esposa do Dr. Roger Callahan e co-desenvolvedora do TFT. Atualmente é a Presidente/CEO da Callahan Techniques, Ltd. Graduada pela Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, também possui MBA em Administração de Cuidados de Saúde pela Universidade do Estado da Califórnia San Marcos.

Joanne também é diretora do Centro de Treino em Thought Field Therapy e editora da newsletter trimestral “The Thought Field”. É formadora nos níveis Algortimos, Diagnóstico Causal e Voice Technology e a única pessoa certificada para ensinar todos os níveis de TFT. Também foi co-autora de alguns livros publicados sobre TFT. Atualmente, Joanne é a autoridade mundial em Thought Field Therapy.

 

Como Surgiu o TFT?
Conheça a história real, contada pelo próprio Dr. Callahan!

 

 

Entrevista do Dr. Roger Callahan concedida ao Jornal Vida Integral em 25 Junho de 2012

 

1. O que é o TFT e quais são suas aplicações e benefícios?

Terapia do Campo do Pensamento é um método de tratamento terapêutico simples, não invasivo e sem uso de drogas, para estimular o próprio sistema de cura do corpo através da identificação de um código específico e do estímulo através do Tapping (pequenas batidas com as pontas dos dedos) nos vários pontos de meridianos da acupuntura existentes no corpo. Ao longo dos últimos 32 anos, o TFT tem sido aceite por médicos, psicólogos, terapeutas holísticos e até por profissionais de saúde que cuidam de militares nos EUA.
Milhares de pessoas recuperaram rapidamente de problemas como insónia, gota e tinnitus (zumbido no ouvido). Outros eliminaram stress, ansiedade e fobias, como medo de voar e medo de falar em público, literalmente em minutos. Centenas reconquistaram as suas vidas ao superar o vício da nicotina, substâncias controladas e comportamentos obsessivos. E pessoas que sofreram os efeitos negativos de traumas – guerra, estupro, lesões ou perdas – removeram instantaneamente as terríveis emoções e sentimentos ligados ao trauma que antes controlava as suas vidas, nalguns casos havia décadas.

 

2. Se já haviam técnicas para aliviar o sofrimento humano, o que o levou a pesquisar este novo método?

Enquanto centenas de milhares de pessoas por todo o mundo já provaram que o TFT - Terapia do Campo do Pensamento - é a ferramenta disponível mais eficiente para uma rápida melhora da saúde física e mental, surpreendentemente, milhares de pessoas que sofrem de doenças, stress, depressão e trauma ainda não ouviram falar dele. O que me levou a desenvolver este método eu explicarei melhor respondendo à sua próxima pergunta.

 

3. Onde, quando e como você aplicou os seus conhecimentos e obteve os primeiros resultados?

Em 1979, como psicólogo, eu atendia uma jovem mãe de dois filhos, que tinha pavor de água. De facto, a sua fobia era tão extrema que era incapaz  de realizar as atividades mais básicas que envolvessem água, ou mesmo de se aproximar dela.
Para minha grande frustração, após um ano a usar todos os métodos terapêuticos tradicionais, a minha paciente Mary não havia melhorado. Numa sessão, quando estava sentada junto à minha piscina, ela ficou com náuseas apenas por pensar na proximidade da água. Então tive uma ideia: lembrei que os chineses usam a acupuntura há mais de 5000 anos para estimular o fluxo de energia através do que eles chamam de “meridianos”, ou caminhos elétricos, pedi à Mary para fazer o tapping algumas vezes no ponto abaixo dos olhos – o qual eu sabia ser a localização do ponto final do meridiano do estômago.
Após vários segundos de tapping, Mary exclamou, “foi-se!” e foi direta à piscina, inclinou-se e atirou água para a face.
Bem, francamente, eu fiquei pasmado!
Ainda naquela noite, Mary decidiu testar se a sua fobia estava mesmo curada e conduziu até ao oceano no meio de uma rara tempestade na Califórnia. Andou em direção ao mar até a água alcançar o nível da cintura e permaneceu livre do medo.
Na tentativa de dar sentido ao que havia acabado de acontecer, questionei-me como tal técnica tão incomum poderia ter trazido resultado quando era tão contrária a toda a minha formação tradicional e, especialmente, quando foi contra todos os protocolos terapêuticos reconhecidos.
Talvez a ação do “tapping” estivesse de alguma forma a influenciar o sistema energético fundamental do corpo, reorganizando a mente da Mary e as suas respostas físicas ao seu medo de água (um feito que a terapia tradicional falhou durante anos). Ou, talvez, à semelhança do que os chineses fazem no uso da acupuntura, o tapping de alguma forma desbloqueou o fluxo de calma e equilíbrio energético – como se um sangue novo cheio de vida circulasse em artérias antes bloqueadas.
Percebendo que uma descoberta deslumbrante me tinha sido entregue, comecei a trabalhar no sentido de providenciar as razões subjacentes ao evento – e como isso poderia ser usado com muitos mais pacientes para resolver muitos outros males. Logo descobri que alguns pacientes necessitavam fazer o "tapping" numa série de pontos e que, dependendo do problema a ser tratado, uma sequência de pontos era mais eficiente que outras. Em pouco tempo, havia desenvolvido várias fórmulas de tratamento – não apenas para fobias diferentes, mas para todo o tipo de desordem e condições aflitivas. Os meus clientes estavam a obter ajuda não só para os seus distúrbios emocionais e mentais, mas os seus corpos físicos também se estavam a curar.
E quando descobri que muitos clientes ainda estavam sofrendo os efeitos de traumas, ferimentos, dores amorosas ou tristeza de longa data, dos quais nem imaginavam a origem, desenvolvi um método para diagnosticar esses males e criar uma sequência de pontos de "tapping" específica para tratar cada sequela física ou mental de cada indivíduo.

 

4. Cite alguns países em que a sua nova técnica foi bem aceite: Como você vê o impacto do TFT no mundo hoje e no futuro?

O meu livro best-seller “Tapping the Healer Within” está disponível em mais de 13 línguas e há 12 anos que, continuamente, é impresso. O TFT tem sido bem aceite nos países de língua inglesa e também no México, Escandinávia, países eslavos, tendo também sido muito bem estabelecido no Japão há aproximadamente 15 anos. Nós atualmente estamos a expandir o TFT para África, onde desenvolvemos muitos trabalhos humanitários, e para a China, estando neste momento um livro a ser traduzido para a língua chinesa. 
Eu acredito que o grande impacto do TFT é o alívio de traumas. Completámos recentemente três estudos em TSPT (transtorno de stress pós-traumático) demonstrando um modelo de larga escala para tratamento de traumas. No mundo há uma grande necessidade nessa área.

 

5. Ao que atribui esse sucesso?

O TFT é simples, sem drogas, e funciona em todas as culturas, em todas as faixas etárias e géneros. Pode ser ensinado rápida e seguramente e compartilhado em comunidades, mesmo nas regiões mais pobres. E, mais importante, é seguro e eficiente.

 

6. Quais são suas expectativas para o Brasil?

Desejamos ensinar o TFT aos brasileiros, tanto a leigos quanto a profissionais, através da parceria com o Instituto TFT Brasil e seus parceiros locais, a fim de compartilhar esta ferramenta poderosa.

 

ESTUDOS E PESQUISAS DO TFT

Abaixo encontra um resumo de algumas pesquisas sobre TFT realizadas à volta do mundo. Uma lista mais detalhada e com mais informação poderá ser encontrada no site tftfoundation.org

O TFT foi aplicado com sucesso em 400 órfãos para o tratamento do TSPT (Transtorno de Stress Pós-Traumático) em pré-adolescentes sobreviventes do genocídio de 1994 no Ruanda (Sakai 2006 e  2007).

Foi aplicado com sucesso para o tratamento do TSPT em centenas de sobreviventes de guerra em Kosovo (Professor Carl Johnson, 2001).

​Estudantes usaram o TFT para ajudá-los a lidar com sentimentos violentos, raiva, superação de problemas com pais e amigos e para melhorar o desempenho escolar (Yancey, 2002).

Dois estudos feitos com pessoas céticas usando o Voice Technology resultaram num índice de sucesso de 98% (Leonoff, 1996);

Após aplicada a correção da Reversão Psicológica do TFT , verificou-se um aumento de 45% na velocidade de leitura  (Blaich, 1988);

O TFT é o método que mais rapidamente melhora a VFC (Variabilidade da Frequência Cardíaca) (Callahan, 2001), com resultados sem precedentes.

O TFT reduziu o medo de falar em público num estudo sobre fobias (Schoninger, 2004);

O TFT foi eficiente como tratamento para fobia de injeções (Darby, 2002);

Melhora significativa no tratamento de Acrofobia (medo de altura), comparado ao uso de placebo (Carbonell, 1996);

Um estudo não publicado intitulado “Thought Field Therapy and Pain” (Terapia do Campo de Pensamento e Dor) de Robert Pasahow, PhD., membro da Junta Americana de Médicos Psicólogos, descobriu que o TFT reduziu a dor músculo-esqueletal nos nervos e na espinha de dez entre doze pacientes tratados no ambulatório de uma clínica psicológica privada. A comparação de uma avaliação de dor antes e depois do tratamento mostrou uma redução de 82% na escala de dor dos pacientes imediatamente após a administração do procedimento com TFT. Dez dos doze pacientes testemuharam alívio na dor  imediatamente após o procedimento (83%). Os outros dois pacientes não tiveram redução na dor.” (Pasahow, 2013).

 

Fonte: https://www.tftbrasil.com.br/tft-o-que-e/

Testemunho Sofia Ferreira

Testemunho Clementina Henriques

Testemunho Rita Rolo

Welcome in the demo
Go to top