fbpx

TFT - Thought Field Therapy - ou Terapia do Campo do Pensamento, foi criada e desenvolvida pelo psicólogo clínico norte-americano, Dr. Roger J. Callahan, PH.D, no final da década de 70, concretamente em 1979.

O Dr. Callahan formou-se na Universidade de Syracuse e foi Professor Associado e Diretor de Serviços Psicológicos e Pesquisa na Universidade de Michigan, até entrar em consultório particular. Foi ainda professor universitário, presidente da Academia Americana de Psicólogos em Terapia Conjugal e Familiar e membro da Academia Americana de Psicoterapeutas para Tratamentos de Vícios.

 

 

Embora a sua base de estudo fosse em psicoterapia convencional, foi sempre explorando outras abordagens que pudessem vir a ajudar os seus clientes com mais eficácia na cura, tendo sido pioneiro em terapia cognitiva e hipnoterapia clínica. Apaixonado por encontrar uma abordagem cada vez mais poderosa, continuou a explorar terapias inovadoras. Foi através dessa jornada que nasceu a TFT.

A Terapia de Campo de Pensamento (originalmente conhecida como Técnicas de Callahan) é diferente de outros tratamentos psicológicos. O processo terapêutico em si é completamente diferente e único, assim como a base científica e os resultados sem precedentes que produz.

A TFT é a técnica original que desencadeou todo o movimento das chamadas Psicologias Energéticas e, desde a sua descoberta, em 1979, gerou várias ramificações nesse campo e de terapias breves.

A TFT é um sistema que acede à causa raiz e resolve na essência problemas dentro de todo o sistema humano, seja emocional, mental, físico ou energético.

Segundo o Dr. Callahan, todas as situações stressantes ou traumáticas têm um registo no Campo do Pensamento, a que chamou "perturbações". Essas perturbações ou sentimentos negativos (fobias, raiva, culpa, tristeza, traumas, vícios, depressão) são informações ativas condensadas em forma de energia que estão presas no Campo do Pensamento, sendo precisamente essas informações que interrompem o fluxo interno de energia do corpo; desse bloqueio deriva a angústia que causa transtornos e sabota o bem-estar emocional. Tornou-se evidente que o mesmo processo também ocorre para muitos sintomas físicos.

A chave para o tratamento consiste na influência do campo de bioenergia do corpo. Para o tratamento, o paciente apenas precisa pensar na situação traumática que lhe gera a angústia ou desconforto, ao mesmo tempo que, sob prescrição do terapeuta, bate levemente com a ponta dos dedos (tapping) em pontos específicos do corpo, localizados ao longo dos meridianos de energia, por onde flui a energia vital. Esta sequência específica promoverá o desbloqueio e ativará a circulação da energia e o próprio sistema de autocura do corpo, removendo assim a carga negativa da emoção e, consequentemente, os sintomas a ela associados.

É um processo simples, fácil de executar e de memorizar, 100% natural, seguro e sem efeitos colaterais. É autoaplicável, portanto, pode ser utilizado por qualquer pessoa, em qualquer local, autonomamente e sem o apoio de qualquer equipamento complementar.

Com recurso a tecnologia, que pode monitorar o sistema nervoso autónomo do corpo, é possível medir cientificamente as mudanças sistémicas que a TFT produz. Ou seja, é possível aferir mudanças no estado de saúde geral e monitorar a eficácia do tratamento, através da Variabilidade da Frequência Cardíaca. Perante a observação desses registos tem-se tornado evidente que a TFT cura no nível mais fundamental e acontece quase instantaneamente.

A TFT é um método altamente eficaz, livre de medicamentos e não invasivo, para eliminar medos, ansiedade, traumas, stress, raiva, culpa, ódio, vergonha, constrangimento ou mesmo dor física, em minutos. Considerando os desafios emocionais e físicos no mundo da atualidade, a TFT assume-se como a ferramenta mais prática para fazer face ao sofrimento humano, visto que é autoaplicável e tem efeitos imediatos.

Disse Shad Meshad, Presidente da Fundação Nacional dos Veteranos do Exército Norte- Americano e Fundador e Autor do Programa Nacional de Veterinária:

“O que é fascinante sobre TFT é que é rápido, indolor e a sua taxa de sucesso é quase inédita no campo da saúde mental em qualquer tipo de tratamento, o que tem acontecido ao longo de todo o século.”

A eficácia do TFT foi comprovada por inúmeros estudos científicos, constantes do site da TFT Foundation.

http://www.tftfoundation.org/

A TFT é a única terapia de toque classificada como eficaz pelo Registo Nacional de Programas e Práticas baseadas em Evidências, gerido pela Administração de Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substâncias (SAMHSA), nos Estados Unidos da América.

A TFT já foi partilhada com mais de 1 milhão de pessoas e continua a ser globalmente usada para trazer alívio àqueles que sofrem por efeito de desastres naturais, como o terramoto no Japão, ou por ação do homem, como no caso dos mais hediondos crimes resultantes do genocídio no Ruanda, em 1994, que custou a vida a mais de 800.000 pessoas, ou da guerra do Kosovo, no ano 2000. Neste último caso, face ao imaculado sucesso nos tratamentos, o Governo declarou a TFT como o tratamento oficial para a cura de traumas. Não há memória de situação idêntica.

Link do documentário "Do Trauma para a Paz", realizado no Ruanda

https://www.tftcuraportugal.pt/index.php/en/multimedia-tft/video/9-tft-cura-o-trauma-do-genocidio-de-1994-em-ruanda

Nos Estados Unidos, a TFT foi empregue para ajudar a diminuir o sofrimento de muitas das vítimas do furacão Katrina, do furacão Sundy, dos que estiveram envolvidos nos ataques do World Trade Center, de 11 de setembro de 2000, no atentado de Oklahoma e, ainda, nos tiroteios em Columbine, Colorado, e Newtown, Connecticut.

O Dr. Callahan formou milhares de pessoas em TFT em todo o mundo e escreveu vários livros, como “Stop the Nightmare of Trauma” (Acabe com o Pesadelo do Trauma) ou “Five Minute Phobia Cure” (Cura da Fobia em Cinco Minutos). Participou como convidado especial na CNN (3 vezes), Good Morning America, Evening Magazine, Oprah, Regis and Kelly, Leeza, e no The View, com Barbara Walters. Neste último programa a atriz de Hollywood Whoopi Goldberg explicou a forma como lhe foi eliminado o medo de andar de avião.

O Dr. Roger Callahan faleceu em novembro de 2013, deixando a sua grande descoberta como legado para a humanidade.

Joanne Callahan é a esposa do Dr. Roger Callahan e co-desenvolvedora da técnica. Atualmente é a Presidente/CEO da Callahan Techniques, Ltd., diretora do Centro de Treino em TFT - Thought Field Therapy e a autoridade mundial em TFT. É formadora nos níveis Algoritmos, Diagnóstico Causal e Voice Technology e a única pessoa certificada para ensinar todos os níveis de TFT.

Com um compromisso apaixonado pela ciência e pela cura, a Callahan Techniques continua a desenvolver e a melhorar o protocolo TFT.

 

INDICAÇÕES PARA TRATAMENTO COM TFT:

Qualquer tipo de incómodo emocional ou físico, como por exemplo:

Traumas, Raiva, Stress, Ansiedade, Culpa, Mágoas, Insegurança, Ódio, Depressão, Vergonha, Perturbação Obsessivo-Compulsiva, Fobias, Rejeição, Stress Pós-Traumático, Constrangimento, Vícios, Medos, Tristeza, Dores e uma longa lista de Problemas Físicos.

 

 

Testemunho Sofia Ferreira

Testemunho Clementina Henriques

Testemunho Rita Rolo

Go to top