fbpx

Abstrato:

Eficácia da Terapia de Campo do Pensamento após Eventos Traumáticos em Grande Escala: Descrição de quatro estudos em que a Terapia do Campo do Pensamento (TFT) demonstrou reduzir os sintomas de Stress Pós-Traumático (SPT) em sobreviventes de trauma em África. Num estudo preliminar de 2006, adolescentes órfãos ruandeses, que relataram sintomas contínuos de trauma desde o genocídio de 1994, foram tratados com TFT. 

Abstrato:

A Terapia do Campo do Pensamento (TFT) é um tratamento promissor para Stress Pós-Traumático num ambiente pobre em recursos. Este estudo explora ainda mais os benefícios deste tratamento numa população rural em Uganda, que sofreu com as consequências psicológicas de passados conflitos violentos. Trinta e seis trabalhadores comunitários locais receberam um treino de dois dias em intervenção de trauma com TFT e trataram 256 voluntários com sintomas sugestivos de Transtorno de Stress Pós-Traumático (TSPT) que foram aleatoriamente alocados num grupo de tratamento ou num grupo de lista de espera (controlo).

Abstrato:

O uso de Terapia do Campo do Pensamento (TFT), uma técnica de terapia breve, é examinada num estudo controlado aleatório, para determinar se há uma diferença significativa na redução de sintomas de trauma entre um grupo tratado e um grupo não tratado. Os participantes do estudo no grupo de lista de espera receberam tratamento após a conclusão do pós-teste. 

Abstrato:

Objetivo: Investigar se a Terapia do Campo do Pensamento (TFT) tem algum impacto sobre os sintomas de ansiedade em pacientes com uma ampla gama de transtornos de ansiedade. 

Design: Quarenta e cinco pacientes que foram escolhidos aleatoriamente para aplicação imediata de TFT (n = 23) ou em lista de espera (n = 22). O grupo em lista de espera foi reavaliado e comparado com o grupo de aplicação do TFT passados dois meses e meio após a avaliação inicial. Após a avaliação, os pacientes da lista de espera receberam tratamento com TFT. Todos os 45 pacientes foram acompanhados uma a duas semanas após o tratamento TFT, bem como ao fim de 3 e 12 meses após o tratamento.

Abstrato:

Este estudo de controlo aleatório da lista de espera examinou a eficácia da Terapia do Campo do Pensamento (TFT) na redução dos sintomas de Transtorno de Stress Pós-Traumático em sobreviventes do genocídio de 1994 em Ruanda. Os participantes foram 145 sobreviventes de genocídio adultos aleatoriamente designados para um grupo de tratamento TFT imediato ou para um grupo de controlo em lista de espera. 

Abstrato:

A Terapia do Campo do Pensamento (TFT), que utiliza auto-batimentos em pontos específicos de acupuntura, enquanto se recorda um evento traumático, foi aplicada em 50 adolescentes órfãos que sofriam de sintomas de TSPT desde o genocídio de Ruanda há 12 anos atrás. 

Abstrato:

Pessoas que foram repetidamente expostas a eventos traumáticos estão sob alto risco de Transtorno de Stress Pós-Traumático (TSPT). Refugiados e imigrantes podem estar muito provavelmente nessa situação, mas raramente procuram ajuda nas terapias profissionais devido a razões culturais, linguísticas, financeiras e históricas. 

  • O estudo realizado na Florida State University, o Psychosocial Stress Research Program (Programa de Pesquisa sobre Stress Psicosocial), que teve início em 1994, foi o nascimento da Thought Field Therapy® da Callahan Techniques®. Este foi o primeiro estudo que demonstrou o controlo do sistema de cura com o TFT. O Professor Charles Figley, apresentou o TFT na sua carta datada de 27 de junho de 1995 à sua equipa de traumatologia. Pode ler a carta aqui.

  • Terapia de campo do pensamento (TFT) como tratamento para sintomas de ansiedade: um estudo controlado aleatório (Irgens A, Dammen T, Nysæter TE, Hoffart A., (2012). Para ler texto integral clique aqui.
  • O TFT foi aplicado em 400 órfãos com sucesso para o tratamento do TSPT (Transtorno de Stress Pós-Traumático) em pré-adolescentes sobreviventes do genocídio de 1994 em Ruanda (Sakai 2006 e  2007).

Testemunho Sofia Ferreira

Testemunho Clementina Henriques

Testemunho Rita Rolo

Go to top